Como Criar um Novo Sítio

Por wederson marcos dos santos. Em 26/04/12 09:35. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Graças a característica de ser multiportal, após a instalação do Weby é possível cadastrar novos sítios.

Cadastrando um Novo Sítio

Após a instalação do Weby é possível acessar sua página inicial através de um navegador Web como o Firefox, Chrome, Internet Explorer, Opera, Safari entre outros.

Para isso é necessário conhecer o endereço de acesso da aplicação. Para os sítios da UFG o endereço é: portais.ufg.br.

Create_site1

O usuário será encaminhado para a página inicial da aplicação na qual são listados todos os sítios criados até aquele momento. É possível buscar por um sítio específico, cadastrar um novo site ou gerenciar a aplicação. Para que seja possível cadastrar um novo site é necessário realizar o login como administrador do sistema. Para realizar o login no sitema clique em "Entrar" no menu superior.

Obs: O usuário necessita além do cadastro no sistema uma autorização para a criação de novos sítios.

sites01

Ao clicar em "Entrar" o usuário deve ser encaminhado para a seguinte página, na qual deverá preencher seus dados de login.

sites02

Novamente o usuário será encaminhado para a página inicial do portal, no entanto as opções disponíveis, estarão desta vez, visíveis para o administrador. Dessa forma é possível selecionar a opção de criação de um novo sítio.

sites03

O usuário será encaminhado para a página de cadastro de um novo sítio. Os campos que compõem o formulário de cadastro estão descritos abaixo.

sites04

1. Largura do sítio - Largura em pixels da página.
  2. Nome - Nome do sítio.
  3. URL - Endereço usado pelo sítio.
  4. Site Principal - Escolher um site principal caso seja necessário, Exemplo: http://sejalivre.cercomp.ufg.br/ possui como site principal  http://www.cercomp.ufg.br/.
  5. Por Página - Define quais opções estarão disponíveis para exibição de itens por página.
  6. Quantidade padrão de itens por página - Define o número padrão de itens exibidos por página.
  7. Título - Título que será exibido no compo nome na página agregadora de sites http://portais.ufg.br/
  8. Descrição - Descrição do conteúdo do sítio.
  9. Visualizar Descrição - Caso essa opção seja marcada, o autor e a data de criação de uma notícia será exibido.
  10. Leiaute - Escolher qual o leiaute que será utilizada no sítio.
  11. Traduções - Quais linguagens o sítio suportará.

Configurações Iniciais do Sítio

Para acessar as configurações de seu sítio clique em Admin e em configurações como na figura abaixo:

Paginas01

sites05

O usuário será redirecionado para a página abaixo, na qual estão listadas as configurações iniciais:

sites06

1. Imagem do sítio - A imagem selecionada aqui será uma imagens descritiva ou logo marca do sítio.
  2. Largura do sítio - Largura em pixels que a página possue.
  3. Nome - Nome do sítio.
  4. Site Principal - Site principal caso seja necessário.
  5. URL - Endereço usado pelo sítio.
  6. Por Página - Define quais opções estarão disponíveis para exibição de itens por página.
  7. Quantidade padrão de itens por página - Define o número padrão de itens exibidos por página.
  8. Título - Titulo so site.
  9. Descrição - Descrição do conteúdo do sítio.
  10. Visualizar Descrição - Exibe nome do redator e data de criação de uma notícia.
  11. Leiaute - Escolher qual o leiaute que será utilizada no sítio.
  12. Traduções - Quais linguagens o sítio suportará.
  13. Salvar - Para salvar as alterações.

Image do sítio

Para selecionar a imagem, clique no ícone conforme mostra a figura.

Escolhendo Imagem do Site

A seguinte janela se abrirá

sites07

1. Campo para selecionar o tipo da imagem a ser buscada. Ex: jpeg, gif etc
  2. Campo para buscar pela descrição da imagem.

Enviando uma imagem para o servidor

sites08

1. Selecionar o arquivo a ser enviado para o servidor
  2. Descrição da imagem, utilizada para organização e para realizar futuras buscas.

Selecionando o Leiaute

Por padrão no Weby estão disponíveis 3 leiautes básicos: This2, Weby e Teachers. Novos serão adicionados gradativamente.

1. This2
  2. Teachers