Gerenciando Páginas

Par Vinnicius de Oliveira Campagnuci. Sur 25/04/12 17:44. Mise à jour 21/08/14 11:46.

Páginas são o aspecto mais importante dentro do Weby. É nas páginas que o conteúdo relevante para os usuários será exibido como por exemplo: notícias sobre o cotidiano da instituição ou a divulgação de eventos.

Para acessar o controle das páginas é necessário que:

  1. O usuário esteja logado.
  2. Clicar em Administração e em seguida em Páginas, conforme a figura abaixo:

Paginas01

Paginas02

O usuário será redirecionado para a página abaixo, na qual são listados as páginas já cadastradas no site:

Nova Página

Paginas03

Para cada Página listada serão exibidos os seguintes campos:

  1. Nova Página - cria uma nova página.
  2. Capas - exibe as notícias capas.
  3. Busca - campo para busca de páginas.
  4. Título - Título que define qual o conteúdo da página.
  5. Autor - Define qual usuário criou a página.
  6. Categoria - Define a qual categoria aquela página pertence. 
  7. Tipo - A qual tipo a página pertence, podendo ser Notícia ou Evento.
  8. Criado Em - A data em que a página foi cadastrada no sistema.
  9. Capa - Define se a página será exibida como capa ou não. Para cada leiaute do Weby o sistema de capas tem um funcionamento diferenciado.
  10. Publicar - Quando este campo estiver ativado a página será exibida no site.
  11. Menu de Edição - Este menu é utilizado para reorganizar a ordem das páginas exibidas no site. Para isso clique e arraste a notícia para cima e para baixo. Também é utilizado para editar as páginas ou excluí-las.

Nesta mesma página existe um campo de busca. Este campo de busca é utilizado para localizar de maneira mais simples páginas antigas. O menu capas lista apenas as páginas que foram marcadas como capa.

Tipos de Páginas

Existem dois tipos de página no Weby. Os dois tipos dividem grande parte de seus atributos. Os tipo são:

  1. Notícia - Páginas que trazem informações gerais sobre a instituição.
  2. Evento - Páginas que trazem informações sobre um evento específico como congressos, comemorações, encontros e palestras.

Criando uma nova página

Para criar uma nova página clique em Nova Página, conforme a figura:

Paginas04

Você será redirecionado para a seguinte página:

Paginas05

Para criar uma notícia basta preencher o formulário composto pelos itens abaixo e salvar:

  1. Imagem da Página - Quando clicado exibe uma tela contendo todas as imagens disponíveis no seu site para a criação da página.
  2. É um evento - Quando selecionado exibe os campos para a criação de um evento.
  3. Linguagem - Escolha quais as linguagens em que o conteúdo será preenchido.
  4. Título - Define qual o título da página.
  5. Resumo - Define um pequeno resumo para ser exibido na página inicial.
  6. Texto - Define qual o conteúdo da página.
  7. Fonte - Qual a fonte de notícia ou evento criado.
  8. Endereço de redirecionamento - Quando preenchido o título da página redireciona para o endereço indicado.
  9. Data de Inicio - Define inicio e fim da publicação.
  10. Data de Fim da publicação - Define o fim da publicação(caso não seja preenchido a publicação será infinita).
  11. Categorias - A qual categoria a página pertence. Utilizado para o posicionamento das notícias e eventos na página.
  12. Publicar - Define se a página aparecerá no site ou não.
  13. Capa - Define se a notícia é classificada como Capa ou não.
  14. Arquivos Relacionados - Lista os arquivos que o site possui que podem ser relacionados com a notícia.

Caso queira criar um evento basta clicar em sim na pergunta "É um evento?" e os seguites campos estarão disponíveis:

Paginas06

  1. Local de Realização - Define o local em que o evento será realizado.
  2. Tipo - Classifica o evento em Regional, Nacional ou internacional.
  3. E-mail - e-mail do evento
  4. Início do Evento - Define a data de início do evento .
  5. Fim do Evento - Define a data de termino do evento.

Selecionando uma Imagem para a página

Paginas07

  1. Novo Arquivo - Adicionar um novo Arquivo.
  2. Filtro - Irá pesquisar apenas por arquivos com a extensão selecionada.
  3. Nome - Busca o arquivos por nome.

Editando uma página

O editor de textos do menu páginas

Nesse editor é que o conteúdo da página é inserido, como por exemplo se for uma notícia o conteúdo dela deverá ser inserido através deste editor de texto.

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Inserindo imagens no texto

Para inserir uma imagem ao conteúdo da página clique no botão, conforme mostra a imagem.

01 Inserir imagem

Uma nova janela se abrirá, como mostra a figura abaixo, esta janela contém três abas.
Imagem - esta aba contém a lista de todas as imagens que já estão no site, você pode selecionar a imagem e adiciona-la.

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Geral - esta aba contém informações gerais da imagem selecionada, como uma breve descrição da imagem, título, a URL da imagem.

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Aparência - esta aba contém as informações sobre a formatação da imagem dentro do texto, como alinhamento, dimensões, borda etc.

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Inserindo Links

Para inserir um link no texto, marque a palavra, ou trecho do texto que deseja transforma em um link e clique no botão conforme mostra figura.

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Uma janela se abrirá, com quatro abas.
Geral - esta aba contém a lista de todas as páginas que o site tem, com isso você pode fazer um link para uma página dentro do próprio site, ou especificar uma URL no campo URL. Você também pode especificar como esse link será aberto por exemplo em uma nova aba, ou na mesma janela, esta opção é configurada no campo Alvo obs:. para inserir uma URL externa no campo URL siga o padrão http://endereçoDoSiteAqui

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Popup - ......

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Eventos - .....

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Avançado -.......

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Trabalhando com tabelas

Para inserir uma tabela clique no botão conforme mostra a imagem.

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Uma janela se abrirá, esta janela tem duas abas.
Geral - nesta aba, você poderá configurar quantas linhas e colunas, que a tabela terá. O tamanho da células, o alinhamento da tabela.

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Avançado - .......

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