Visão Geral

Por Marcello Moura. Em 18/05/12 13:24. Atualizada em 27/11/17 16:16.

O projeto Weby é um software gerenciador de conteúdo Web, multiportal, ou seja, pode-se administrar unificadamente vários sítios, inicialmente desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás e liberado como Software Livre. Por gerenciador de conteúdo Web, entende-se um sistema gestor de páginas na internet (rede mundial de computadores) ou intranets (redes corporativas ou domésticas) que integra ferramentas necessárias para gerir (inserir, ler, editar, excluir e compartilhar)¹ conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código. A principal motivação para o projeto é disponibilizar conteúdo de maneira simples, permitindo uma fácil administração da informação.

O projeto foi desenvolvido usando Ruby on Rails (conjunto de ferramentas de código aberto, escrito na linguagem de programação Ruby) e seu foco é ser simples, flexível e extensível.

  • Simples: Através da usabilidade, com características de dinamismo e interatividade, permitir uma fácil experiência para os usuários iniciantes.

  • Flexível: Na medida que os usuários ganham experiência, opções avançadas são necessárias. Sem perder o foco da simplicidade, prover mecanismos de suporte às configurações avançadas, possibilitando aumentar as característica do sistema deixando-o mais versátil.

  • Extensível: Um sistema extensível pode prover funcionalidades além das comuns que fazem parte do seu núcleo. A forma mais tradicional é disponibilizar essas funcionalidades como extensões (plugins) de fácil aderência (acoplagem). 

Atualmente, o Weby gerencia mais de 1000 portais da UFG. Gostaríamos de ouvir suas ideias, entre em contato conosco.

--

¹ Termo conhecido em inglês como CRUD (Create, Read, Update e Delete) no qual acrescentamos o termo compartilhar (Share) para em contrapartida se tornar CRUDS. :-)