weby_logo

Found all documentation for new users as well as guides for new contributors.

We have gathered some examples in the best use of the tool as well as support fortraining exercises.

Como Criar um Novo Sítio

Graças a característica de ser multiportal, após a instalação do Weby é possível cadastrar novos sítios.

Cadastrando um Novo Sítio

Após a instalação do Weby é possível acessar sua página inicial através de um navegador Web como o Firefox, Chrome, Internet Explorer, Opera, Safari entre outros.

Para isso é necessário conhecer o endereço de acesso da aplicação. Para os sítios da UFG o endereço é: portais.ufg.br.

Create_site1

O usuário será encaminhado para a página inicial da aplicação na qual são listados todos os sítios criados até aquele momento. É possível buscar por um sítio específico, cadastrar um novo site ou gerenciar a aplicação. Para que seja possível cadastrar um novo site é necessário realizar o login como administrador do sistema. Para realizar o login no sitema clique em "Entrar" no menu superior.

Obs: O usuário necessita além do cadastro no sistema uma autorização para a criação de novos sítios.

sites01

Ao clicar em "Entrar" o usuário deve ser encaminhado para a seguinte página, na qual deverá preencher seus dados de login.

sites02

Novamente o usuário será encaminhado para a página inicial do portal, no entanto as opções disponíveis, estarão desta vez, visíveis para o administrador. Dessa forma é possível selecionar a opção de criação de um novo sítio.

sites03

O usuário será encaminhado para a página de cadastro de um novo sítio. Os campos que compõem o formulário de cadastro estão descritos abaixo.

sites04

1. Largura do sítio - Largura em pixels da página.
  2. Nome - Nome do sítio.
  3. URL - Endereço usado pelo sítio.
  4. Site Principal - Escolher um site principal caso seja necessário, Exemplo: http://sejalivre.cercomp.ufg.br/ possui como site principal  http://www.cercomp.ufg.br/.
  5. Por Página - Define quais opções estarão disponíveis para exibição de itens por página.
  6. Quantidade padrão de itens por página - Define o número padrão de itens exibidos por página.
  7. Título - Título que será exibido no compo nome na página agregadora de sites http://portais.ufg.br/
  8. Descrição - Descrição do conteúdo do sítio.
  9. Visualizar Descrição - Caso essa opção seja marcada, o autor e a data de criação de uma notícia será exibido.
  10. Leiaute - Escolher qual o leiaute que será utilizada no sítio.
  11. Traduções - Quais linguagens o sítio suportará.

Configurações Iniciais do Sítio

Para acessar as configurações de seu sítio clique em Admin e em configurações como na figura abaixo:

Paginas01

sites05

O usuário será redirecionado para a página abaixo, na qual estão listadas as configurações iniciais:

sites06

1. Imagem do sítio - A imagem selecionada aqui será uma imagens descritiva ou logo marca do sítio.
  2. Largura do sítio - Largura em pixels que a página possue.
  3. Nome - Nome do sítio.
  4. Site Principal - Site principal caso seja necessário.
  5. URL - Endereço usado pelo sítio.
  6. Por Página - Define quais opções estarão disponíveis para exibição de itens por página.
  7. Quantidade padrão de itens por página - Define o número padrão de itens exibidos por página.
  8. Título - Titulo so site.
  9. Descrição - Descrição do conteúdo do sítio.
  10. Visualizar Descrição - Exibe nome do redator e data de criação de uma notícia.
  11. Leiaute - Escolher qual o leiaute que será utilizada no sítio.
  12. Traduções - Quais linguagens o sítio suportará.
  13. Salvar - Para salvar as alterações.

Image do sítio

Para selecionar a imagem, clique no ícone conforme mostra a figura.

Escolhendo Imagem do Site

A seguinte janela se abrirá

sites07

1. Campo para selecionar o tipo da imagem a ser buscada. Ex: jpeg, gif etc
  2. Campo para buscar pela descrição da imagem.

Enviando uma imagem para o servidor

sites08

1. Selecionar o arquivo a ser enviado para o servidor
  2. Descrição da imagem, utilizada para organização e para realizar futuras buscas.

Selecionando o Leiaute

Por padrão no Weby estão disponíveis 3 leiautes básicos: This2, Weby e Teachers. Novos serão adicionados gradativamente.

1. This2
  2. Teachers